QUAIS OS PERIGOS E DESAFIOS AO DIRIGIR NA CHUVA?

QUAIS OS PERIGOS E DESAFIOS AO DIRIGIR NA CHUVA?

3 DICAS DE COMO CONDUZIR UM VEÍCULO NA CHUVA

 

Acompanhe este post até o final e saiba como se prevenir de acidentes durante um dia chuvoso.

 

Estamos no verão, e como é de costume na maioria das regiões do país, esta é a época em que as chuvas estão mais intensas. E se com pista seca nosso trânsito já é perigoso, imagina quando as vias ficam cobertas com água?

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o risco de acidentes quando está chovendo aumenta em 40%, sendo a aquaplanagem a principal causa dos mesmos. Se a qualidade das vias é um dos fatores que fazem com que os acidentes ocorram, com a chuva, esse risco se potencializa nas rodovias nacionais.

Para evitar que durante o trajeto o condutor sofra com a água na pista, selecionamos 3 dicas que irão te ajudar na hora da chuva:

 

  • VERIFIQUE O SEU CARRO

 

A revisão do veículo deve ocorrer de forma periódica para que todas as peças estejam em pleno funcionamento quando forem usadas em momentos chuvosos.

A primeira delas é o limpador de para-brisa, responsável por conseguir dar visibilidade ao condutor durante uma tempestade por exemplo. As palhetas devem ser verificadas sempre que puder, e se caso as mesmas estiverem ressecadas, o condutor deverá realizar a troca antes que pegue uma chuva.

Outro item a ser verificado são os pneus. Responsáveis pelo contato do carro com o solo, os pneus podem deixar de realizar essa ação se estiverem em mau estado de conservação, ou no caso “carecas”. Para verificar se o pneu ainda está seguro para dirigir, o condutor precisará checar a medida TWI, onde a mesma sinaliza quando o pneu fica com os sulcos menores que 1,6 milímetros.

O freio é outro item a ser lembrado na revisão, em caso de pista molhada, um veículo terá uma dificuldade maior para realizar a desaceleração devido a pouca tração que o veículo terá com o solo, portanto, manter o sistema de frenagem do carro revisado é importantíssimo para dirigir na chuva.

 

  • USE A DIREÇÃO DEFENSIVA AO SEU FAVOR

 

No momento em que o condutor está em um local chuvoso, a atenção ao trânsito deverá ser redobrada. Para isso algumas dicas irão servir neste momento.

A primeira é manter a distância do veículo da frente de no mínimo 3 segundos. Para medir a distância, basta contar os segundos a partir de um ponto específico, o seu carro terá que estar a 3 segundos no mínimo de distância do veículo da frente.

A segunda é manter a rotação do carro alta, isso fará com que o veículo se mantenha tracionado na pista. Para realizar essa ação basta reduzir a marcha de seu veículo, ou se o carro for automático, colocá-lo no modo “Sport” para que o mesmo se mantenha com o giro alto.

Reduzir a velocidade do veículo é outro fator importante. Se o condutor permanecer a uma alta velocidade durante a chuva, a tendência do mesmo perder o controle do carro é alta, já que quanto maior a velocidade, menor a tração do veículo.

 

  • EVITE RUAS ALAGADAS

 

É bastante comum dentro dos centros urbanos encontrarem ruas alagadas em dias chuvosos. Se o condutor tentar se arriscar por essas vias, o dano do carro poderá ser irreversível se caso a água atingir locais essenciais para o funcionamento do motor, o chamado Calço Hidráulico.

Por isso é importante que os condutores saibam por onde estão circulando. Hoje, os próprios aplicativos de rota fornecem informações de onde as vias estão impossibilitadas de se conduzir devido às enchentes, portanto, só olhar a rota no celular que não tem erro!

 

O QUE FAZER SE EU NÃO ME SENTIR SEGURO AO DIRIGIR NA CHUVA?

 

Se mesmo com as dicas acima sendo seguidas, o condutor pode ficar nervoso em caso de uma chuva que caia de repente. É normal que em alguns casos, esse efeito natural cause alguns espantos devido aos estragos que uma chuva pode fornecer ao ambiente.

O principal nesse caso é tentar manter a calma, reduza a velocidade e mantenha a atenção à pista. Se o para-brisa começar a embaçar, abra um pouco a janela e jogue o ar para a direção do vidro, aos poucos ele irá desembaçar.

Se a chuva permanecer forte e o condutor não tiver segurança em prosseguir a viagem, o mais certo a ser feito é encostar o carro em um local seguro e esperar até que a tempestade reduza sua intensidade. Não se esqueça de ligar o pisca alerta, para que outros condutores saibam que o carro está parado na via.

Lembre-se sempre de que quando começa a chover, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, mesmo que para isso o condutor tenha que ter paciência e esperar para que a condição do tempo melhore.

 

Não concorda com a multa e quer recorrer? Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas.

 

SÓ Multas, a sua ajuda especializada!

 

 

Texto escrito pelo Jornalista Renato Rinco.

No Comments

Post A Comment

Caso esteja interessado ou queira tirar suas dúvidas, entre em contato com os nossos diretores pelo telefone (31) 3271 7657 ou pelo e-mail [email protected].