O QUE É A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO?

O QUE É A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO?

Durante os dias 18 a 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito. A data é fixada e prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O evento acontece com a participação de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a Semana Nacional de Trânsito tem como norte o futuro do trânsito nacional, que será profundamente modificado ao longo dos próximos anos devido à pandemia de Covid-19 e os seus impactos presentes na sociedade.

Um futuro próximo onde a micromobilidade avançará sobre as vias urbanas, os carros elétricos ganhando mais espaço na produção dos veículos e o diálogo entre todos os usuários de transporte serão algumas das pautas levantadas para esta semana.

 

INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

 

Estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro em 1997, a Semana Nacional de Trânsito foi criada para refletir sobre como estamos encarando e pensando todo o sistema de trânsito nacional.

Os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito têm um objetivo bem claro no que diz respeito à segurança e educação no trânsito: reduzir a mortalidade por grupo de habitantes e por grupo de veículos.

A meta a ser batida é sempre de acordo com os números apurados pelo Estado, e em 10 anos, este número deverá cair pela metade. A ideia é sempre repassada através das ações divulgadas ao longo do ano, como por exemplo, o Maio Amarelo e as Rodovias que Perdoam, nas quais já trouxemos aqui ao longo do ano.

 

COMO A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO PODE AJUDAR NO DIA-A-DIA?

 

A Semana Nacional de Trânsito vem exatamente para reforçar a ideia de que é necessário um planejamento para conscientização e educação dos condutores. Uma vez que ao longo da pandemia que vivemos, estamos em um momento crucial para entender como será o trânsito nesta década.

O avanço de veículos de micromobilidade como já citado aqui em outro texto faz com que haja uma necessidade de planejamento para que estes novos veículos consigam interagir de forma benéfica com os veículos tradicionais e que não haja o aumento de mortes no trânsito.

Esta conscientização para os condutores só vêm através de ações como a Semana Nacional de Trânsito. Este plano de ações educativas fará com que no futuro, a ideia de um trânsito harmônico para todos seja de fato construída e quem sabe assim, conseguiremos reduzir pela metade em 2027 o número de mortes no trânsito nacional.

 

Gostou do tema? Para saber mais acesse o nosso Blog.

 

Recebeu uma multa e quer recorrer? A SÓ Multas conta com uma equipe especializada em trânsito e pode te ajudar! Preencha o formulário abaixo e falo conosco.

 

SÓ Multas, a sua ajuda especializada!

 

No Comments

Post A Comment