CRLV DIGITAL OU IMPRESSO ?

CRLV DIGITAL OU IMPRESSO ?

CRLV DIGITAL: SAIBA COMO EMITIR A NOVA VERSÃO

 

Acompanhe este post até o final e saiba como será feita a emissão dos documentos CRLV e CRV agora no formato digital e qual é a punição para quem não possuir o documento.

 

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento emitido anualmente que garante que o veículo está licenciado e apto para circular em território nacional. Agora em 2021, o documento só será emitido digitalmente.

A alteração foi implementada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no final no ano passado e já está valendo para o início deste ano. Portanto, com esta alteração, os documentos de CRLV e o Certificado de Registro do Veículo (CRV) estarão integrados na plataforma.

Existe uma grande diferença entre os dois documentos: O CRLV é o documento que o condutor necessita dele em mãos sempre que conduzir o veículo, deixando na carteira ou até mesmo no porta-luvas do carro.

Já o CRV deve sempre ficar em um local seguro, já que o condutor não precisa dele para a condução do veículo, tendo em vista que o mesmo é necessário para transferências ou vendas do automóvel.

O documento CRV no novo formato digital irá receber um número de segurança que será uma espécie de chave de acesso para visualizar o documento. A mesma chave deverá ser guardada, para que outras pessoas não possam ter acesso a ele no sistema digital.

 

COMO EMITIR O CRLV DIGITAL?

 

Para emitir o CRLV digital de trânsito é preciso que o condutor:

  • Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT);
  • Cadastre usando o seu CPF;
  • Escolha a opção de incluir a CRLV digital;
  • Digite o número do Renavam.
  • Digite o Código de Segurança do CRV.

O uso do documento na versão impressa pode ser adquirido em casa mesmo, já que pode ser impresso através do próprio site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Somente se o condutor for com o veículo para outro país é que terá que possuir em mãos o documento impresso.

Essa nova versão digital visa assegurar o condutor, uma vez que, atualmente, quase todas as pessoas ficam com o celular em mãos durante boa parte do dia. Porém é importantíssimo lembrar-se de deixar o smartphone com a bateria carregada.

 

QUAL A MULTA PARA QUEM NÃO ESTEJA COM A CRLV EM MÃOS?

Caso o condutor seja abordado e o celular dele esteja sem bateria, será considerado que o condutor não estava com o documento em mãos, com isso irá receber uma infração devido à falta da documentação.

A multa para quem for pego dirigindo sem o CRLV (digital ou impresso) é de:

– Infração leve;

– 3 pontos na carteira;

– Multa de R$88,38;

– Retenção do veículo até a apresentação do documento.

O porte do CRLV é importante para assegurar o condutor de que o seu veículo está com a regularização em dia, evitando assim dores de cabeça em caso de ser parado por algum agente.  Caso tenha recebido uma multa sobre o assunto acima, entre em contato com um dos nossos especialistas para que possamos ajuda-lo a entender o seu caso.

Mas você sabia que o porte poderá ser dispensado quanto o agente consiga verificar que seu veículo está licenciado?

Portar o CRLV é obrigatório para comprovar ao agente de trânsito que o veículo está devidamente licenciamento naquele ano. Entretanto, caso o condutor não tenha a versão impressa e seu celular esteja sem bateria, o agente poderá deixar de aplicar a multa caso, no momento da fiscalização, tenha acesso a sistema informatizado e verifique que o veículo está licenciado.

Diferente da infração por não portar documento obrigatório a multa por conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado é gravíssima, no valor de R$ 293,47 e o veículo será removido do local.

Por isso evite transtornos, mantenha sempre uma versão impressa do CRLV em seu veículo e também regularize o licenciamento do seu veículo anualmente!

 

Não concorda com a multa e quer recorrer? Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas.

 

SÓ Multas, a sua ajuda especializada!

 

 

Texto escrito pelo Jornalista Renato Rinco.

No Comments

Post A Comment

Caso esteja interessado ou queira tirar suas dúvidas, entre em contato com os nossos diretores pelo telefone (31) 3271 7657 ou pelo e-mail [email protected].