05 mar CRLV DIGITAL OU IMPRESSO?
CRLV DIGITAL: SAIBA COMO EMITIR A NOVA VERSÃO
Acompanhe este post até o final e saiba como será feita a emissão dos documentos CRLV e CRV agora no formato digital e qual é a punição para quem não possuir o documento.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento emitido anualmente que garante que o veículo está licenciado e apto para circular em território nacional. Agora em 2021, o documento só será emitido digitalmente.
A alteração foi implementada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no final no ano passado e já está valendo para o início deste ano. Portanto, com esta alteração, os documentos de CRLV e o Certificado de Registro do Veículo (CRV) estarão integrados na plataforma.
Existe uma grande diferença entre os dois documentos: O CRLV é o documento que o condutor necessita dele em mãos sempre que conduzir o veículo, deixando na carteira ou até mesmo no porta-luvas do carro.
Já o CRV deve sempre ficar em um local seguro, já que o condutor não precisa dele para a condução do veículo, tendo em vista que o mesmo é necessário para transferências ou vendas do automóvel.
O documento CRV no novo formato digital irá receber um número de segurança que será uma espécie de chave de acesso para visualizar o documento. A mesma chave deverá ser guardada, para que outras pessoas não possam ter acesso a ele no sistema digital.
COMO EMITIR O CRLV DIGITAL?
Para emitir o CRLV digital de trânsito é preciso que o condutor:
- Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT);
- Cadastre usando o seu CPF;
- Escolha a opção de incluir a CRLV digital;
- Digite o número do Renavam.
- Digite o Código de Segurança do CRV.
O uso do documento na versão impressa pode ser adquirido em casa mesmo, já que pode ser impresso através do próprio site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Somente se o condutor for com o veículo para outro país é que terá que possuir em mãos o documento impresso.
Essa nova versão digital visa assegurar o condutor, uma vez que, atualmente, quase todas as pessoas ficam com o celular em mãos durante boa parte do dia. Porém é importantíssimo lembrar-se de deixar o smartphone com a bateria carregada.
QUAL A MULTA PARA QUEM NÃO ESTEJA COM A CRLV EM MÃOS?
Caso o condutor seja abordado e o celular dele esteja sem bateria, será considerado que o condutor não estava com o documento em mãos, com isso irá receber uma infração devido à falta da documentação.
A multa para quem for pego dirigindo sem o CRLV (digital ou impresso) é de:
– Infração leve;
– 3 pontos na carteira;
– Multa de R$88,38;
– Retenção do veículo até a apresentação do documento.
O porte do CRLV é importante para assegurar o condutor de que o seu veículo está com a regularização em dia, evitando assim dores de cabeça em caso de ser parado por algum agente. Caso tenha recebido uma multa sobre o assunto acima, entre em contato com um dos nossos especialistas para que possamos ajuda-lo a entender o seu caso.
Mas você sabia que o porte poderá ser dispensado quanto o agente consiga verificar que seu veículo está licenciado?
Portar o CRLV é obrigatório para comprovar ao agente de trânsito que o veículo está devidamente licenciamento naquele ano. Entretanto, caso o condutor não tenha a versão impressa e seu celular esteja sem bateria, o agente poderá deixar de aplicar a multa caso, no momento da fiscalização, tenha acesso a sistema informatizado e verifique que o veículo está licenciado.
Diferente da infração por não portar documento obrigatório a multa por conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado é gravíssima, no valor de R$ 293,47 e o veículo será removido do local.
Por isso evite transtornos, mantenha sempre uma versão impressa do CRLV em seu veículo e também regularize o licenciamento do seu veículo anualmente!
Não concorda com a multa e quer recorrer? Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas.
SÓ Multas, a sua ajuda especializada!
Texto escrito pelo Jornalista Renato Rinco.
No Comments