AS CORES DAS PLACAS MERCOSUL E O QUE SIGNIFICAM

AS CORES DAS PLACAS MERCOSUL E O QUE SIGNIFICAM

 

Você sabe o significado de cada placa presente nos veículos? As placas dos carros tem o mesmo objetivo que o RG de uma pessoa física. Basicamente a placa de um veículo serve para identificar o carro que está trafegando em determinada via.

Pela consulta da placa é possível identificar qual o modelo do veículo, quais suas pendências em relação aos documentos ou multas, servem também para saber quais são as especificações trazidas pela fabricante e até mesmo as modificações feitas pelo proprietário.

Por todos esses fatores que são necessários diferentes códigos que irão formar uma placa, justamente para sinalizar que aquele veículo é único e que está trafegando por determinada via da cidade.

Desde fevereiro de 2020, as novas placas MERCOSUL foram implantadas justamente para que assegure o condutor de que esteja com uma placa única, evitando clonagem, já que a mesma vem com um QR Code que, ao acessá-lo, dará ao condutor as informações e a situação do veículo.

 

A QUANTIDADE DE VEÍCULOS AUMENTA NO BRASIL

 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possuía em 2020 107.908.371 veículos registrados, sendo contados neste número todos os tipos de veículos rodoviários existentes.

Para se ter uma ideia, somente de automóveis, foram contabilizados 58.016.405. Imagina para registrar esta quantidade imensa de veículos? Esse número já supera e muito o número total de veículos de 2006, considerando todas as categorias. Há 15 anos, o número de veículos registrados no Brasil eram 45.029.257.

Com essa quantidade de veículos, é preciso diferenciar os veículos para além dos códigos. E por isso que existe a diferenciação entre cores para tipificar cada tipo de veículo existente no trânsito, veja abaixo os tipos de cores existentes para as placas:

 

QUAIS SÃO AS NOVAS CORES PARA AS PLACAS MERCOSUL?

 

  • Placa Preta: A placa cinza será a mais comum no trânsito nos próximos anos, isso porque ela representa hoje um veículo de porte particular.
  • Placa Vermelha: Placas vermelhas representam os famosos carros de aluguel. Este tipo de carro realiza o transporte de algo como forma de remuneração, como por exemplo, táxis, ônibus, dentre outros.
  • Placa Azul: As placas azuis são específicas para veículos oficiais, como por exemplo, carros pertencentes ao Estado, sejam eles Municipais, Estaduais ou Federais.
  • Placa Verde: As placas verdes são usadas para veículos de teste, isto significa que aquele veículo ainda está em fase de testes e ainda não pode ser usado no trânsito, muitas vezes eles nem foram lançados pelas fabricantes.
  • Placa Cinza Prata: As placas cinza pratas substituíram as famosas placas pretas com letras cinzas, que simbolizam o veículo que possui mais de 30 anos de fabricação, além de ter a maioria dos seus componentes sendo ainda originais de fábrica, de acordo com os critérios do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
  • Placas Douradas: As placas amarelas, ou douradas, representam veículos diplomáticos ou organizações internacionais como, por exemplo, a ONU (Organização das Nações Unidas).

 

PLACA ILEGÍVEL TAMBÉM DÁ MULTA!

 

As placas são de suma importância para os veículos, e é necessário que elas estejam legíveis, já que placas ilegíveis são enquadradas como infração gravíssima conforme está presente no Art. 230, VI, sendo a punição:

  • 7 pontos na CNH;
  • Multa de R$293,47;
  • Apreensão do veículo.

Gostou do tema? Então acesse o Blog da SÓ Multas, nele você saberá das principais notícias que envolvem o trânsito no Brasil.

Recebeu uma multa por estar com a placa ilegível, preencha o formulário abaixo que nossa equipe de especialistas irá te ajudar.

SÓ Multas, a sua ajuda especializada!

 

No Comments

Post A Comment