28 maio MICROMOBILIDADE CRESCE NA PANDEMIA
Acompanhe este post até o final e saiba como o crescimento da micromobilidade no país pode influenciar no trânsito.
Em um tempo de pandemia no qual vivemos hoje, são necessários diversos esforços para evitar aglomerações. Seja em locais públicos como praças, e parques, ou até mesmo bares e festas.
No trânsito não é diferente, cada vez mais as pessoas estão evitando entrar em transportes coletivos para evitar exposição à COVID-19 segundo relatório publicado pela Fundação Getúlio Vargas. Somente em São Paulo, houve uma queda de 62% do número de passageiros que usam os transportes públicos, de acordo com o levantamento do Governo de São Paulo. Com isso, a procura por transportes alternativos cresceu consideravelmente em 2020.
Com contexto favorável ao crescimento da micromobilidade surge outra questão: como criar um ambiente seguro no trânsito em que veículos de micromobilidade e veículos tradicionais como carros, ônibus e motocicletas possam coexistir? Leia até o final e conheça as iniciativas que já estão sendo colocadas em prática.
O QUE SÃO VEÍCULOS DE MICROMOBILIDADE?
Bicicletas, Patinetes e Monociclos Elétricos são os tipos de veículos mais comuns entre quem é adepto à micromobilidade. Esses tipos de veículos são úteis principalmente para quem trafega curtas distâncias e para aqueles que combinam o transporte de micromobilidade com transporte público.
Os veículos devem trafegar em locais apropriados, dentro dos centros urbanos, popularmente conhecidos como ciclovias. Essa realidade, sabemos, não é muito comum às metrópoles brasileiras. Com a ausência de estruturas adequadas, muitos condutores arriscam trafegar nas calçadas e também entre os carros, o que pode gerar conflitos.
A micromobilidade ganhou visibilidade na campanha do Maio Amarelo deste ano, conforme já trouxemos anteriormente aqui no blog. Este deve ser um desafio para a década que se iniciou.
Somente entre 2019 e 2020, o uso de veículos alternativos quase dobrou em todas as capitais, segundo o Relatório Global Moovit sobre o Transporte Público de 2020. O Relatório indica as tendências que fizeram crescer o interesse em veículos alternativos e quais foram as consequências de tais mudanças.
O mesmo relatório também mostra quais são as maiores dificuldades encontradas pelos condutores no uso de veículos alternativos, como:
- falta de segurança no trajeto;
- ausência de ciclovias suficientes para toda a viagem;
- mal estado de conservação das vias.
Esses três fatores geram também a insegurança de quem está começando a usar este tipo de mobilidade, porque sem ciclovias suficientes nos espaços urbanos, os usuários de bicicletas e patinetes, por exemplo, buscam as ruas para se locomoverem mais rápido.
Com ruas esburacadas e sem a sinalização adequada, os acidentes podem se tornar mais frequente nestes espaços sem a infraestrutura necessária.
O QUE SE ESPERA PARA OS PRÓXIMOS ANOS?
É notável o crescimento da micromobilidade. O uso destes veículos alternativos costumam se atrelar a uma evolução dos veículos que estão disponíveis no mercado, bem como a preocupação com o meio ambiente e a facilidade na locomoção em viagens curtas.
Porém, é necessário um controle mais rígido sobre o uso desses veículos alternativos em espaços que estejam juntos aos carros e ônibus, para fazer com que os acidentes diminuam com o tempo. A construção de infraestrutura de transporte como ciclovias e outros locais de circulação destes veículos também é uma demanda importante.
Todo condutor de veículos tradicionais como motos e carros passam por testes de aptidão física e mental, além de aprenderem a conduzir um veículo antes de estarem habilitados.
Mas os veículos alternativos ainda não possuem uma legislação específica para os mesmos, e, considerando que alguns dos modelos chegam a atingir até 70km/h como são os casos dos monociclos elétricos mais potentes, é necessário que além da infraestrutura necessária para o uso dos veículos alternativos, também haja uma legislação para controlar o uso deste tipo de transporte.
Se você recebeu uma infração de trânsito e quer recorrer dela, você também pode preencher o formulário abaixo que um dos nossos especialistas irá entrar em contato com você para resolver o seu problema.
SÓ Multas, a sua ajuda especializada!
No Comments