29 jul Exigência CRLV 2024 no Sudeste
O QUE É O CRLV?
O CRLV é o documento anual que comprova que o veículo está em conformidade com as exigências legais para circulação, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além do CRLV, seja no formato digital ou impresso, o condutor deve portar também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou a Permissão para Dirigir (PPD).
EXIGÊNCIA DO CRLV EM MINAS GERAIS
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), estabeleceu o calendário anual para a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). As datas foram publicadas no Diário Oficial do Estado no último sábado (6/7).
Neste ano, os veículos com placas terminadas em 1, 2 e 3 devem ser licenciados até 31/8; os veículos com placas terminadas em 4, 5 e 6 devem renovar o documento até 30/9; e o prazo para os veículos com placas terminadas em 7, 8, 9 e 0 é 31/10.
Para proporcionar mais comodidade aos proprietários de veículos, a partir desta terça-feira (9/7), a CET-MG disponibilizará um mutirão virtual de atendimento para a regularização do CRLV. Por meio do atendimento on-line, os proprietários poderão identificar pendências e obter soluções de forma simples, rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento até um ponto presencial de atendimento.
O serviço estará disponível no site http://www.transito.mg.gov.br , na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”. Após preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo, o sistema informará todas as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.
EXIGÊNCIA DO CRLV NO RIO DE JANEIRO
O Detran.RJ prorrogou os prazos de vencimento do CRLV 2024. Para carros com finais de placa 1 e 2, o prazo de licenciamento, que terminaria em 31 de julho, foi estendido até 30 de setembro.
Para veículos com finais de placa 3, 4 e 5, o licenciamento pode ser feito até 31 de outubro. Já para os com finais de placa 6, 7 e 8, o prazo final passa a ser 30 de novembro de 2024. Veículos com finais de placa 0 e 9 têm até 31 de dezembro de 2024 para realizar o licenciamento.
Para obter o documento de 2024, é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), que pode ser obtida no site do Bradesco. Além disso, conforme informado pelo Detran.RJ, é preciso quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e as multas de trânsito vencidas.
Após a compensação dos pagamentos, o documento digital, chamado CRLV-e, estará disponível no Posto Digital Detran-RJ (acessado pelo site do Detran-RJ), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
CONFIRA OS PRAZOS OBRIGATÓRIOS PARA O PAGAMENTO DO LICENCIAMENTO EM SÃO PAULO
Para veículos com finais de placa 1 e 2, o período de licenciamento será em julho. Para placas terminadas em 3 e 4, o licenciamento deve ser feito em agosto. Veículos com placas finais 5 e 6 têm até setembro para regularização. Já os com finais 7 e 8 devem ser licenciados em outubro. Placas finalizadas em 9 têm até novembro, e aquelas terminadas em 0 têm até dezembro.
Os prazos de licenciamento para caminhões e tratores em 2024 também são diferentes. Os vencimentos para esses veículos vão de setembro a dezembro, seguindo o último número da placa. Em setembro, devem ser licenciados os veículos com finais de placa 1 e 2. Em outubro, os com finais 3, 4 e 5. Em novembro, os com finais 6, 7 e 8. Em dezembro, os veículos com finais de placa 9 e 0.
Para motocicletas, que também são veículos de passageiro, a data de licenciamento 2024 segue a mesma ordem dos veículos de passeio. Veículos com finais de placa 1 e 2 devem ser licenciados em julho. Os com finais 3 e 4 em agosto. Os com finais 5 e 6 em setembro. Os com finais 7 e 8 em outubro. Placas terminadas em 9 devem ser licenciadas em novembro, e aquelas com final 0 em dezembro.
A consulta online de licenciamento também pode ser feita no portal do Detran-SP.
QUANDO OCORRERÁ A FISCALIZAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO?
Já no Espírito Santo, a fiscalização iniciará em 01 de Outubro de 2024 para veículos com placas terminadas em 1 e 2, no dia seguinte para as placas terminadas em 3 e 4, já no dia 03 do mesmo mês será iniciada a fiscalização para placas terminadas em 5 e 6. As placas terminadas em 7 e 8 terão obrigatoriamente o documento CRLV emitido a partir do dia 04 de Outubro, enquanto as placas terminadas em 9 e 0 serão fiscalizados inicialmente no dia 05 do mesmo mês.
LEMBRE-SE QUE A FALTA DE LICENCIAMENTO GERA MULTA
A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e acarreta uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Caso você, condutor ou proprietário de veículo, tenha algum problema em sua CNH, procure uma de nossas unidades para solucionar o seu caso. SÓ Multas a sua ajuda especializada!
No Comments