14 jul QUAL A DIFERENÇA ENTRE FRANQUIA DE PRODUTOS E FRANQUIA DE SERVIÇOS?
Se você clicou neste blog, é porque, provavelmente, tem interesse em saber mais sobre franquia e as diferenças entre franquia de serviços e franquia de produtos. Saiba que veio ao lugar certo, pois iremos sanar as suas dúvidas. Continue lendo…
O que é franquia?
Vamos começar a falar um pouquinho sobre o que é uma franquia, antes de falar dos dois modelos. Um modelo de negócio de franquia, também chamado de franchising, é um tipo de negócio em que o seu modelo de operação é compartilhado para outros pontos comerciais.
Ainda não deu pra entender? Vamos usar um exemplo, então… Você tem uma fábrica de chocolates e os comercializa em uma loja, mas o negócio está crescendo e ganhando visibilidade.
Com isso, empreendedores passam a comprar o direito de copiar seu negócio, basicamente. A sua loja terá várias unidades iguais espalhadas país afora, mas a Marca ainda será sua.
Agora que você já compreende o que é uma franquia, vamos te explicar os dois modelos que existem.
Antes disso, cabe ressaltar que para escolher um modelo de franquia, seja de serviços, seja de produtos, o empreendedor precisa conhecer bem suas habilidades e entender como funciona cada um.
Franquia de produtos
A franquia de produtos se baseia na comercialização de algo tangível, ou seja, que muitas vezes já possui credibilidade no mercado, não exigindo do franqueado a criatividade e inovação para que o negócio dê certo. Como nem tudo são flores, alguns riscos podem prejudicar a operação, como a má gestão do estoque, margem de lucro reduzida e cobrança excessiva de royalties.
Um exemplo desse tipo de franquia é o negócio de chocolates que falamos no tópico acima.
Franquia de serviços
Agora vamos falar sobre a franquia de serviços, que oferece serviços intangíveis. Nesse modelo, apesar da necessidade de ter uma mão de obra mais especializada, a franqueadora pode fornecer o suporte e treinamento ao franqueado.
Com a franquia de serviços, você pode ter a oportunidade de investir pouco e ter uma margem de lucro alta, em comparação ao modelo anterior. Sem contar que não há necessidade de fazer gestão de estoque e nem há risco de perdas materiais.
E para falar da franquia de serviços, iremos citar a nossa queridíssima SÓ Multas, uma empresa estruturada em formato de franquia, prestadora de serviços que promove soluções em trânsito, como recursos de multas, defesas de processos administrativos de suspensão da CNH, entre outros.
A SÓ Multas oferece total apoio ao franqueado, desde a primeira conversa e durante toda a vigência do contrato. Ainda que o franqueado não tenha conhecimento técnico no segmento, a SÓ Multas conta com uma Universidade Corporativa para que ele se torne um especialista em trânsito, além de contar com um suporte diário de atendimento.
Os franqueados SÓ Multas contam com o suporte do time de Marketing, que auxilia na divulgação e captação de clientes. Além de ter um sistema próprio para gestão, a franquia não cobra royalties.
Se identificou com a nossa marca e deseja ser dono do próprio negócio? Clique aqui e seja um Franqueado agora mesmo!
Recebeu uma multa e quer recorrer? Preencha o formulário abaixo e fale com um dos nossos especialistas.
SÓ Multas, a sua ajuda especializada.
No Comments