POSSO COLOCAR PELÍCULA MAIS ESCURA NO MEU VEÍCULO?

POSSO COLOCAR PELÍCULA MAIS ESCURA NO MEU VEÍCULO?

POSSO COLOCAR PELÍCULA MAIS ESCURA NO MEU VEÍCULO?

ENTENDA O QUE É PERMITIDO

Sabemos que diversos motoristas querem colocar películas, ou popularmente conhecida como insulfilm, em seus veículos, muitas vezes por questões de segurança, ou por questões de estética. PELÍCULA/INSULFILM NO CARRO, POSSO COLOCAR?

Sempre que este assunto é abordado, a película é quase sempre tratada como um acessório de estética e opcional do veículo. Todavia, ao contrário do que imagina o senso comum, a película não é um simples acessório de estética.

Isso porque, é ela quem exerce a proteção solar contra os raios ultravioletas e, por sua vez, também proporciona uma temperatura mais agradável dentro do veículo. Todavia, essa proteção não tem ligação com a cor da película.

Isso mesmo, para proteger contra os raios UV não é necessário uma película escura.Outra função, proporcionada pelas películas de qualidade, é evitar que os vidros se estilhacem em caso de colisão.

O maior fator de proteção encontrado no mercado é de 1.700 FPS, obviamente, com um valor mais alto de custo para o consumidor.

É aconselhada para aqueles motoristas que passam horas no veículo, proporcionando assim melhor temperatura no interior do veículo e, por sua vez, evitar doenças relacionadas com a exposição aos raios de sol, como o câncer de pele.

QUAL A PELÍCULA/INSULFILM PARA CARROS PERMITIDA POR LEI?

Vejamos o que determina a  Resolução n.° 254 do Contran, de 26 de outubro de 2007, que regulamenta o uso de películas.

Art. 3º A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos para-brisas e 70% para os para-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

  • 1º Ficam excluídos dos limites fixados no caput deste artigo os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para estes vidros, a transparência não poderá ser inferior a 28%.
  • Ou seja, a película para carros permitida por lei é a que apresenta transparência mínima de 75% no para-brisa, de 70% nos vidros laterais dianteiros e de 28% no restante dos vidros.

A multa por uso de insulfim escuro está prevista no artigo 230 do CTB, vejamos:

XVI – com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas;

Infração – grave; Penalidade – multa; Medida administrativa – retenção do veículo para regularização

Assim sendo, por ser uma multa grave, acrescenta 05 pontos na CNH, podendo ainda ocasionar a retenção do veículo.

O que o motorista precisa saber é que, ainda que ele seja multado pelo uso da película irregular, seu veículo não precisará ser rebocado, e por sua vez aumentar seus custos, se a irregularidade for sanada no local.

E SE O MOTORISTA SE RECUSAR A RETIRAR A PELÍCULA IRREGULAR?

Nesse caso, o veículo será guinchado.

Assim, além do valor da multa, que será aplicado uma vez constatada o uso da película irregular, terá também que pagar o valor do guincho e das diárias do pátio de depósito do Detran.

É POSSÍVEL RECORRER DA MULTA POR USO DE INSULFIM/PELÍCULA ESCURO?

Sim é possível recorrer da multa por uso de insulfim escuro.

Há uma série de resoluções que estabelecem o critério de uso e aplicação das películas.

Para apresentar um recurso de multa é necessária uma análise especializada de cada situação em conjunto com a legislação vigente.

Desta forma, será apresentado um recurso embasado de acordo com  a lei, e com a situação individual de cada condutor.

RECEBEU UMA MULTA POR USO DE INSULFIM ESCURO E QUER RECORRER?

SÓ Multas conta com uma equipe especializada esperando para te ajudar,

descreva seu caso no formulário abaixo ou entre em contato 0800-111-5051!

No Comments

Post A Comment

Caso esteja interessado ou queira tirar suas dúvidas, entre em contato com os nossos diretores pelo telefone (31) 3271 7657 ou pelo e-mail franquias@somultas.com.