Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Block quote
Ordered list
Unordered list
Bold text
Emphasis
Superscript
Subscript
Motoristas precisam estar atentos às regras sobre o porte de documentos obrigatórios, pois, nos últimos anos, a legislação passou por algumas mudanças importantes.
Até novembro de 2016, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exigia o porte obrigatório da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No entanto, com a publicação da Lei 13.821/2016, houve uma alteração no artigo 133 do CTB, trazendo um novo entendimento sobre o porte do documento do veículo.
🔹 CNH: Continua sendo obrigatória. O condutor deve portar a versão física ou digital ao dirigir.
🔹 CRLV: O porte pode ser dispensado se, no momento da fiscalização, o agente conseguir consultar o licenciamento do veículo no sistema informatizado.
Trecho atualizado do artigo 133 do CTB:
� "É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual. Parágrafo único: O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado."
De acordo com o artigo 232 do CTB, dirigir sem portar os documentos exigidos configura infração leve, resultando em:
❌ 3 pontos na CNH
❌ Multa de R$ 88,38
❌ Retenção do veículo até a apresentação do documento
Se o condutor estiver com o veículo devidamente licenciado, mas o agente não conseguir acessar o sistema informatizado para confirmar essa informação, a aplicação da multa por ausência do CRLV é indevida. Isso ocorre porque a responsabilidade de fornecer tecnologia eficiente para consulta cabe ao Estado, e não ao motorista.
Se você foi penalizado por não portar o documento do veículo, é essencial recorrer, pois a multa pode ter sido aplicada de forma irregular. A SÓ Multas conta com uma equipe especializada para analisar o seu caso e apresentar um recurso bem fundamentado, garantindo seus direitos.
🚗 Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!
📞 (31) 3271-7657
Garantimos a confidencialidade dos seus dados e não enviamos spam.