22 jun Você sabia que infrações de velocidade podem suspender o seu direito de dirigir?
Você sabia que, em média, são aplicadas anualmente no Brasil cerca de 26 milhões de infrações por excesso de velocidade? E acredite se eu te disser que muitas delas podem ser consideradas irregulares?
Quando recebemos uma infração de trânsito, geralmente nos preocupamos com informações como o valor da multa, o local onde ocorreu a infração e a sua classificação. No entanto, existem outras informações que deixamos passar despercebidas.
Muitos motoristas desconhecem o seu direito de recorrer e acabam pagando a multa, acreditando que assim estarão livres do problema. No entanto, as infrações de velocidade, por serem comuns na rotina daqueles que dirigem com frequência, são frequentemente responsáveis pelo excesso de pontos na carteira de motorista. Essa situação pode resultar na abertura de um processo administrativo de suspensão, que pode suspender o motorista do direito de dirigir por até 12 meses. Você já imaginou o transtorno que isso pode causar?
Outra situação comum, mas pouco conhecida, é a suspensão do condutor que excede a velocidade em mais de 50% do limite permitido na via. Essa infração é considerada mais grave do que um pequeno excesso de velocidade e, por si só, pode resultar na suspensão do direito de dirigir por 8 meses. Isso mesmo, apenas essa infração pode levar à suspensão, mesmo que o condutor não tenha cometido nenhuma outra infração e seja a sua primeira vez.
Já imaginou pagar a multa por excesso de velocidade e depois ser surpreendido com uma suspensão de longa duração do seu direito de dirigir?
As infrações por excesso de velocidade são registradas por meio de radares, que são equipamentos metrológicos projetados para captar a velocidade em que um veículo ultrapassa determinado ponto. É importante ressaltar que esses equipamentos devem passar por manutenções periódicas a cada 12 meses, de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o órgão máximo de trânsito no país.
Sabemos que, muitas vezes, os órgãos de trânsito não conseguem realizar a manutenção adequada desses equipamentos, o que pode resultar em registros incorretos de excesso de velocidade quando, na verdade, o condutor estava dentro do limite permitido da via.
Na notificação que você recebe em casa informando sobre a infração cometida, deve constar a data da última regulagem do equipamento. Caso essa data seja superior a 12 meses, ou seja, 1 ano, essa infração é considerada irregular, pois não está em conformidade com as normas estabelecidas pelo CONTRAN e pode ser anulada.
Agora, quantas infrações de excesso de velocidade você cometeu que podem estar irregulares? Procure a SÓ Multas mais próxima de você e faça uma avaliação das suas infrações sem compromisso.
SÓ Multas, a sua ajuda especializada!
No Comments