06 maio COMO TRANSPORTAR CRIANÇAS NO CARRO DE FORMA SEGURA?
Sabemos, por meio de dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que até março de 2021, o Brasil tinha 25,8 milhões de motoristas mulheres, o que equivale a 35% do total de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).
Também sabemos que boa parte desse número é formado por mães que transportam seus filhos no carro, mas é primordial seguir as regras para que o caminho percorrido seja seguro para os pequenos.
O que diz a lei?
A legislação brasileira determina que as crianças com mais de sete anos e meio, até 10 anos de idade, e que ainda não possuam 1,45 m de altura, devem ser transportadas em equipamentos de segurança.
Ainda, o artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que menores de 10 anos não podem ser carregados no banco da frente. O descumprimento dessa imposição acarreta uma penalidade gravíssima e perda de pontos na CNH.
Use o equipamento adequado para cada idade do seu filho
- 1 ano ou até 13kg: a criança deve ser transportada no Bebê Conforto, de costas para o banco da frente, a fim de evitar riscos de ferimentos na cabeça, em caso de impactos.
- 1 ano e um mês a 4 anos: os pequenos devem ser transportados com a cadeirinha instalada de frente para o banco dianteiro.
- Acima de 4 anos: as crianças com pesos entre 18 kg e 36 kg devem utilizar o assento de elevação e o cinto de segurança do carro.
E em carros de aplicativos?
O uso de cadeirinhas e assento elevado em carros de aplicativos não é obrigatório por lei, o mesmo vale para outros tipos de transporte coletivo, exceto quando for transporte escolar.
As cadeirinhas e assentos elevados são itens essenciais para a segurança do seu filho no trânsito, mas tenha em mente que é necessário seguir as instruções do manual de instalação para que o equipamento esteja seguro.
Seguir essas sugestões garantem uma viagem segura entre mãe e filho e podem tornar os passeios mais divertidos. Vale lembrar que o blog foi direcionado para as mamães, mas as dicas valem para todos os adultos!
Recebeu uma multa e quer recorrer? Preencha o formulário abaixo e fale com um dos nossos especialistas.
SÓ Multas, a sua ajuda especializada.
No Comments